segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O Brasil Necessita Renascer



Brasil, uma nação que se agride, que chora por causa de seus direitos e deveres, que não é apenas alegria, mas que ainda sustenta o feudal e oprime o plebeu, uma nação de muitas cores, cores onde o vermelho prevalece sem representar a realeza ou as conquistas do seu povo, mas o sangue de inocentes derramado nas praças das manifestações desorientadas por uma geração desorganizada.

A história no Brasil continua sua construção pela semeadura do passado, onde as novas gerações sem rosto e com cara escura reescrevem o legado deixado pelos conquistadores do descobrimento, exploradores tiranos, ditadores das ordens desordenadas e dos contemporâneos governantes desonestos. Lamentável e indescritível a dor da família do cinegrafista Santiago Ilídio Andrade, injustificável a ação agressiva e covarde desse tipo de manifestante. A vítima um profissional cinegrafista (que nessa perspectiva representa a família de trabalhadores do Brasil), que em meio aos gritos e ações descontroladas executava o seu oficio de cidadão brasileiro, onde no labor diário lutava com honestidade usando como ferramenta uma câmera de filmagem levando ao mundo a imagem real de uma manifestação desorganizada e desordenada representando a vergonhosa histórica do Brasil de uma geração mal instruída.

É importante o direito de manifestar, requerer algo que é justo para o beneficio coletivo ou individual e isso independente de cor, raça, cultura, posição social ou religiosa, essa liberdade tem grande valor. Mas até onde? Ou melhor, como se deve usar a liberdade para manifestar a posição requerida? Acredito que nenhuma ferramenta que provoque dor produzirá efeito positivo. Esse tipo de atitude ocorre por que falta o conhecimento do melhor caminho para o diálogo.

As manifestações até são necessárias, mas deveriam ser utilizadas como meio de abertura para o diálogo e isto sem a violência, porém os últimos eventos de manifestação no Brasil têm trilhado por caminhos vergonhosos, refletindo a imagem de uma nação despreparada no uso do seu estado de direito. Quem não sabe a forma correta de requerer direitos não conhece os limites de seu dever, ou seja, onde começa ou termina, agindo de forma descontrolada e com alvo incerto.

É necessário entender o que, quem e como se motiva esse nível de manifestação.

O que é repassado para essa nova geração? Quais instruções são repassadas que servem de meio motivador para que manifestantes venham agir de forma violenta para que seu grito se torne audível? O que está sendo construído na consciência dessa nova geração brasileira?

Outro ponto importante é entender quem mobiliza, lidera ou gerencia tais ações? Ainda que as manifestações sejam desastrosas sempre existe por traz uma liderança que a incentiva, mesmo que possa não está de corpo presente ou ainda não ser um organismo, mas age como uma organização ainda que não seja de fácil percepção.

Entenda: Atrelar essas manifestações a uma liderança única é falta de bom senso; em casos isolados e funcionando como “manifestações ilhas” se encontrarão alguém ou uma organização que leve o rebanho a manifestar, mas vincular as manifestações a uma única causa ou a uma liderança comum não cabe nesse contexto, porém é possível aceitar o próprio sistema Sócio-Político do Brasil como principal genitor de tais manifestações. A causa raiz não está nos eventos ou fatos do momento, mas é fruto de uma herança histórica da nação, que precisa ser reconstruída através de um novo conceito de educação, que envolva desde a consciência da sociedade aos núcleos educacionais e formadores de opinião como um todo.

A motivação para tais eventos parte do princípio que: “tenho direito e vou buscar custe o que custar”, mas a questão não está no direito e sim como esse direito é apresentado e ou conquistado, é necessário um trabalho de conscientização do que é direito ou dever, e, que os mesmos podem ser alcançados através do conhecimento, mas para isso é necessário uma mudança de postura governamental, iniciativa privada e sociedade, ou seja, é necessário o Brasil reconstruir a sua história, começando pelo incentivo ao conhecimento do melhor caminho para o diálogo. Isso é possível quando as partes se respeitam e não apenas se toleram, mas cada lado cumprindo de maneira tangível, ética e humana a sua responsabilidade. 

Somente assim o Brasil se tornará uma potencia mundial em todos os aspectos, pois uma nação que não se ama é uma nação de um povo pobre, por isso o Brasil necessita renascer, ser reeducado e assim construir um novo caminho para sua história.


Adaias Marcos Ramos Da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário