sábado, 4 de janeiro de 2014

Quebra De Maldições – Eu creio e você!


Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5.17)

Recentemente compartilhei e comentei um texto do Pr. Augustus Nicodemus sobre quebra de maldições hereditária dentro do movimento de “batalha espiritual”, e que, diga-se de passagem, o renomado pastor tem descido a lenha nessa antiga heresia.

“Augustus Nicodemus define: O movimento batalha espiritual ensina a necessidade de se quebrar maldições hereditárias e de se anular compromissos que ficaram pendentes com o diabo, mesmo após a pessoa ter sido convertida a Cristo. Ensina-se que herdamos as maldições que acompanharam nossos antepassados, por causa de seus pecados e pactos demoníacos, e que precisamos anular estas maldições hereditárias. O seleto Pastor vem abordando e combatendo a heresia em sua pagina no facebook com uma sutileza contextual muito segura e Bíblica”.

Em virtude de uma situação local resolvi postar um comentário que desenvolvi dentro do tema “Quebra De Maldição hereditária”. O texto foi desenvolvido visando uma leitura dinâmica para uma aplicação teológica prática.

Geralmente os grupos que apoiam o movimento batalha espiritual e que ministram sobre quebra de maldição hereditária, se utilizam de passagens Bíblicas para justificar suas pseudo - interpretações, e, com argumentos convincentes para leigos e carentes emocionais utilizam temas chocantes e frases de efeitos.

Os amigos sabem que sou adepto do modelo de Interpretação Bíblica: “Histórico – Gramatical”, o que geralmente não é bem digerido por tais grupos, há não ser quando lhes convém.
Vejam abaixo uma tabela de sete estudos para quebra de maldição hereditária utilizada por determinado grupo no Brasil e que se encontra em crescimento quantitativo. Se os leitores observarem todos os estudos são criados a partir de interpretações alegóricas e dentro de uma visão partidária para fortalecer seus ensinos e nunca com o proposito de apresentar a verdade de cada texto bíblico em seus reais contextos.

Tabelas – Esboço de um estudo sobre quebra de maldição hereditária


As tabelas seguem um formato de criação do blog, porém seu conteúdo é mantido em caráter original salvo fragmentos de pontuação. O estudo foi adquirido de forma legal através da disponibilização do site de uma igreja que ministra a quebra de maldição hereditária dentro do movimento batalha espiritual; por questão de ética escolho manter o sigilo e o respeito.

TEMA QUEBRA DE MALDIÇÕES
ORIENTAÇÕES
Texto Base
Neemias 13.2- “porém, o nosso Deus converteu a maldição em bênção”.

Propósito
Libertação de todo domínio maligno e maldição. Trazer a bênção sobre áreas amaldiçoadas da vida.

Ponto de Contato
Unção sobre fotos, carteiras de trabalho ou objetos ligados à vida ou à área em que se deseja mudança

Ornamentação
Banner. Correntes quebradas (feitas de madeira ou isopor...)

Desafio Financeiro
Envelope especial “Quebra de Maldições”. Desafiar a entregarem uma oferta especial pela área da vida que está presa em maldições, e pelo transbordar da vida financeira.

Ministração Final
Todos recebem unção nas mãos, e cada um unge sua própria cabeça (proteção geral), os pés (o caminhar), os braços (força e resultados) e o coração (andar com Deus e emoções curadas).



ESTUDO SOBRE MALDIÇÃO HEREDITÁRIA
ESTUDO
TEXTO BÍBLICO E TEMA
ARGUMENTAÇÃO
ESTUDO 1
NEEMIAS 13.2 –

CONVERTENDO A MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO

- há uma guerra espiritual, disputando se seremos abençoados ou amaldiçoados. Nossa fé define!
- Quando o maligno consegue chegar perto e proferir a maldição, Deus a transforma imediatamente.
- A área mais amaldiçoada pode se transformar na mais abençoada, se Deus tocá-la. O pior será o melhor!
ESTUDO 2
SALMOS 109.4-19 –

AME A BÊNÇÃO
- Nossas escolhas definem se a bênção ou a maldição ficarão em nossa vida. “Escolha certo”.
- Quem ama o pecado, ama a maldição que está nele. Por isto, será envolvido pela maldição.
- Quem ama a Palavra, ama a bênção que vem dela.
- Vestido de maldição – é como uma roupa que vai aonde a pessoa vai. São inseparáveis!
- O erro dos pais compromete os filhos na maldição do sofrimento.
- Se houver confissão e arrependimento por si e pela família, Deus quebra a maldição estabelecida (Prov.28:13)
ESTUDO 3


GÊNESES 3.17-19 –

MEU ERRO AMALDIÇOA A MINHA TERRA
-

Maldita é a terra POR TUA CAUSA. Minhas escolhas envolvem minha família, trabalho, terra...
- fadiga – ao invés de dar força, ela tira a força!
- espinhos – trabalho perdido. Frutos misturados
- suor – minha terra insaciável sugará meu suor. Tudo muito penoso.
- ao pó tornarás – a terra acabará sugando a própria vida.
- Se buscarmos o Sangue de Jesus, ele reconstrói nossa história.
ESTUDO 4


DEUTERONÔMIO 11.26-29

“PONHO DIANTE DE TI A BÊNÇÃO E A MALDIÇÃO”

- Deus sempre nos PROPÕE algo. É uma proposta
- Ele poderia propor apenas a bênção, mas a escolha é nossa.
- Gerizim e Ebal – dois montes próximos, à vista. Assim estão a bênção e a maldição diante de nós.
- a bênção, se obedecerdes à Palavra. Toda bênção está na Palavra. Quando obedeço, recebo.
- a maldição, se não obedecerdes. Tudo fora da Palavra traz maldição. Volte hoje para a Palavra!
- Pronunciarás a Bênção... – Proclame a bênção hoje

ESTUDO 5


PROVÉRBIOS. 26.2 –

MALDIÇÃO SEM CAUSA NÃO SE CUMPRE”.


- Toda maldição existente hoje, foi causada por um erro no passado, ou um erro contínuo. Conserte
- 2 Sam.21:1 – Saul quebrou a aliança feita com os gibeonitas há mais de 300 anos antes. Isto trouxe maldição de 3 anos de fome. Toda quebra de aliança, infidelidade, desonestidade, envolvimento com as trevas, sensualidades, ou qualquer outro pecado trazem conseqüências espirituais.
- como consertar: arrependimento, confissão, e mudança. (Prov.28:13)
- “Volta, ó Israel, para o Senhor teu Deus; porque pela tua iniqüidade estás caído” – (Oséias 14:1)


ESTUDO 6

NÚMEROS 23.20-23 –

“CONTRA JACÓ NÃO VALE ENCANTAMENTO”



- o maligno quer amaldiçoar, e anda em derredor buscando uma oportunidade (1 Pedro 5:8)
- não há feitiçaria que atinja os que estão andando com Deus, em fidelidade e aliança
- se Deus abençoou, ninguém pode revogar
- 23:21 – Quando o Rei está entre nós, nossa voz de louvor a Ele abafa a voz da maldição contra nós
- 23:23 – “se dirá de Israel: que coisas Deus tem feito” -  a maldição não escreverá nossa história. Deus é que age em nossas vidas!

ESTUDO 7

SALMOS 147.12-13 –

FORTALECE OS FERROLHOS E ABENÇOA OS TEUS FILHOS”

- Deus tem duas ações programadas para nós
- primeiro ele fortalece os ferrolhos de nossas portas. É a proteção da aliança dos que o buscam. São os fundamentos da Palavra em nossas vidas.
- em seguida Ele abençoa nossos filhos dentro daquele lugar de proteção. A bênção precisa de recipiente, como o vinho precisa do odre.
- sem os ferrolhos da vida com Deus, da Palavra e da busca, a bênção não poderá permanecer em nós.

OBSERVAÇÃO CONCLUSIVA
GÁLATAS. 3.13 –

BASE DA FÉ:  JESUS LEVOU AS MALDIÇÕES!

Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;

Há religiosos que afirmam que se Jesus já levou as maldições, não precisamos quebrá-las.
Jesus também levou os pecados de todos, e muitos estão indo para o inferno; Jesus levou todas as enfermidades, e muitos estão enfermos...
Para cada conquista de Jesus na cruz, precisa haver uma ministração específica na vida das pessoas, ensinando-as, desafiando-as a crer e a receber aquele presente comprado por Jesus!



Para que o leitor venha entender a real existência de sofismo dentro desses estudos, sugiro a leitura dos livros “Evangélicos em Crise; Pr. Paulo Romeiro; Principados e Potestades” e ainda para quem não tem acesso a esses livros favor acessar www.cacp.org.br/a-verdade-sobre-a-quebra-de-maldicoes/ para uma leitura de um comentário sobre o assunto, inclusive extraído dos respectivos livros. Ajudará os duvidosos e estudiosos a combater cada argumentação acima citado e um pouco mais.

Não encontraremos respaldo bíblico para tais rituais de quebra de maldição hereditária, um dos textos mais utilizados para argumentar tais fábulas é a má interpretação de Êxodo 20.5, quando abordado fora de seu contexto e de seu real proposito. O livro de Ezequiel, mais precisamente o capítulo 18 nos traz uma real resposta da parte de DEUS a esse respeito. É preciso que se leve em consideração o assunto do texto de Êxodo 20.4-6.

“De que trata, afinal, tal passagem? Alcoolismo, pornografia, depressão, ou problemas do gênero? É óbvio que não. O texto fala de idolatria e não oferece qualquer base para alguém afirmar que herdamos maldições espirituais de nossos antepassados em qualquer área das dificuldades humanas. A narrativa do Antigo Testamento nos informa que sempre que a nação de Israel esteve num relacionamento de amor com Deus, ela não podia ser amaldiçoada. Vemos a prova disso em Números 23.7, 8, quando Balaque pediu a Balaão que amaldiçoasse a Israel. A resposta de Balaão aparece no versículo 23: “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel”. Por outro lado, sempre que a nação quebrou a aliança de amor com Deus, ela ficou exposta a maldição, calamidades e cativeiro”. CACP.

Abaixo, cinco pontos que necessitamos entender para não aceitar tais rituais:

Primeiro - O texto de Êxodo 20.5-6 revela o quanto DEUS é amoroso e demostra que seu amor superabunda o merecimento humano de Castigo Divino, Deus tem mais prazer em abençoar do que castigar.
“...porque eu, o Senhor, o teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam,  mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e obedecem aos meus mandamentos”.
Segundo – Como explicar o caso de reis de Judá que foram idólatras e sanguinários, ou seja, maus aos Olhos de DEUS, no entanto seus filhos foram abençoados por DEUS por terem trilhado caminhos diferente de seus pais, amando e obedecendo ao DEUS de Abraão, Isaque e Jacó.
Terceiro - O Texto deve ser visto de forma literal com entendimento de sentido figurativo, pois se for aceito ao pé da letra teremos que afirmar: Se contarmos a partir das gerações de Noé e por ter ele amado a DEUS, Hitler poderia estar na lista dos abençoados.
Quarto - Acreditar na necessidade de práticas de quebra de maldição hereditária posterior a conversão é considerar a Cruz de Cristo ineficaz para o proposito a qual “ela” se destina e considerar Cristo mentiroso, pois na Cruz uma das suas últimas frases foi “está consumado”, para quem busca entender essa Palavra no seu texto e seu valor diante de DEUS, nem precisa se atormentar basta crer independente das circunstâncias.
Quinto – Tais rituais carecem de respaldo apostólico, porém não vamos encontrar o Apóstolo Paulo, Pedro ou João ministrando as Igrejas da época algum ritual para libertação de maldições, como o fazem algumas igrejas contemporâneas. Jesus em seu ministério jamais citou ou abriu espaço para tais venenos, mas Ele mesmo através de seu ato redentor, expiatórios e propiciatório é a solução para a humanidade.

“Tal ensino não encontrou espaço também nos escritos do apóstolo Paulo. Ao contrário, quando escreveu aos coríntios pela segunda vez, declarou com muita certeza: 2 Co 5.17 “E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”. Aos efésios, ele afirma: Ef 1.3.  “Bendito o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo”. Onde existe espaço para maldições na vida de um cristão diante de uma declaração como esta? Paulo não se deixou prender ao passado. Quando escreveu aos crentes de Filipos, declarou: Fp. 3.13-14 “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma cousa faço: esquecendo-me das cousas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. É importante observar a sugestão do apóstolo Paulo a Timóteo, quando lhe escreveu a primeira carta: 1 Tm 5.23 “Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades”. Paulo nunca insinuou que a enfermidade de Timóteo fosse uma maldição de seus antepassados, pois sabia que Timóteo vivia numa natureza afetada pela desobediência dos primeiros pais (Adão e Eva). Apesar de o Reino de Deus estar entre nós, ele ainda não chegou à sua plenitude, pois até a criação geme, aguardando ser redimida do cativeiro da corrupção “Rm 8. 19-23”. Paulo apenas sugeriu que Timóteo tomasse um pouco de vinho como um remédio para suas frequentes enfermidades estomacais e não que fizesse a quebra das maldições hereditárias. ”” CACP.

Sugiro a leitura:
Ezequiel 18, Gálatas 3, Romanos 7.20-25 e Romanos 8.1-14 e Isaias 53. 4-5.

Quem nega a eficácia da obra redentora de Cristo Jesus para aniquilar o mal e as consequências do pecado sobre a a humanidade, nega o valor do sangue de Jesus derramado na cruz no calvário e o faz mentiroso e impostor. Pense nisso.

Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Rom. 8.1).

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2 Coríntios 5.17)

Logo Cristo é a resposta para quebrar, desfazer e aniquilar as maldições por consequências do pecado, ainda que o individuo tenha sido um autêntico seguidor de satanás, o Sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado. Não crer nesse poder é assinar e aceitar a pior de todas as maldições, ou seja, separação eterna de DEUS através do compartilhamento com o diabo do lago de fogo e enxofre eterno.


Dessa forma eu creio que JESUS aniquilou as maldições, e, quebra de maldições hereditária não é BÍBLICO, eu creio assim, e você?
  
Adaias Marcos Ramos da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário