terça-feira, 31 de julho de 2012

Questionando a verdade em prol da unidade!


Para manter a unidade de uma comunidade muitos desprezam a verdade, que poderia denunciar o erro e salvar uma vida; Em que lado você está? Somente a verdade do evangelho pode trazer verdadeira unidade ou koinonia.

A valorização da ausência de moralidade é extremamente cômoda nos dias atuais, a verdade é descartável e ajustável, a sinceridade é tida como ultrapassada e desnecessária inclusive em lugares e relacionamentos que têm como marketing principal a verdade, é paradoxal, mas é verdadeira essa reflexão. Compartilhamos de filosofias que leva a uma unidade que contradiz com a verdade da Koinonia do Evangelho de Cristo, amamos e somos amados por sermos coniventes com o erro e não com a verdade, corremos o risco de nos tornamos uma unidade e ou comunidade de erro.
O que mais encontramos em igrejas locais são pessoas em luta pela unidade, mas nem sempre pela verdade. Parece ser mais elegante está dentro da idéia do politicamente correto, e assim construir uma idéia de unidade ou concordância com o erro para viver em paz com todos. O fato de essa postagem apresentar uma característica irônico, não vem contradizer princípios bíblicos como a declaração em Rm 12.18 “se possível segui a paz com todos”, (não adianta está em paz com o mundo se a consciência condena, a paz no verdadeiro cristão opera mesmo em meio aos conflitos, isto está acima da compreensão de filosofias humana e tem um valor incalculável).
Se levantássemos uma pesquisa para saber o que o povo mais busca na igreja entre dois grandes valores do cristianismo como “unidade” e “verdade”, teríamos o mesmo resultado para os dois, pois ambos são importantes já que são características do verdadeiro cristianismo, mas o que encontramos na prática são atos histéricos de busca por uma pseudo-unidade e não uma luta constante pela preservação da verdade bíblica onde existe um elo de koinonia com a santidade de Deus. O que presenciamos em algumas igrejas são pessoas que usam até o nome de Deus para pronunciarem falsas palavras e ou falsos ensinamentos levando o povo a uma unidade contraditória aos princípios bíblicos formando uma comunidade de mentiras e hipocrisia.
John MacArthur, em seu livro A Guerra pela verdade, descreve como a igreja está, agora mesmo, sob ataque. “Muita coisa está em jogo”, como diz Albert Mohler, sobre o livro de MacArthur. A mentira e a tolerância têm vindo de forma veloz sobre o povo de Deus, e este tem dado as boas-vindas para aquelas. O povo de Deus está em perigo! Muitos têm sido enganados. E o que faremos? Deixaremos de falar a Verdade em amor? Deixaremos de pregá-la? Deixaremos de mencionar o nome daqueles que a têm pervertido? Não! Devemos fazer como o Apóstolo Paulo em 2Tm 4.10,14; 1Tm 1.19-20; 2Tm 2.16-18 e Gl 2.9-11, dando nome aos responsáveis pelo veneno que tem, falsamente, alimentado muitos que amam sinceramente a Verdade. MacArthur, em um debate no programa Larry King Live, da rede americana CNN, diz que vivemos atualmente uma guerra, e não uma briguinha, mas uma grande guerra “pela integridade, pela autoridade, pela veracidade, pela Inerrância e pela inspiração da Bíblia”, diz MacArthur.
Infelizmente cada um cria a sua própria verdade vivendo uma grande falácia, tudo é relativo, a verdade não existe, o errado passa a ser certo e o certo é questionado, os princípios são ignorados em prol de uma unidade que em nada louva a Deus e tão pouco honra a verdade Deus.
Não estou afirmando que a comunhão ou unidade entre irmãos e ou amigos seja algo prejudicial, mas, trazendo uma reflexão sobre a utilização de forma imparcial da verdade para a edificação da unidade da igreja ou corpo.
Pense nisso.

Adaias Marcos Ramos da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário